Pesquisar no site


 

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE/RELATÓRIO DE AÇÕES DO ANO 2011

10/03/2012 09:50

Image Hosted by ImageShack.us

 

Ter saúde é mais do que contar com o funcionamento satisfatório dos órgãos do nosso corpo, é neste sentido mais abrangente de saúde que você vai encontrar questões que interessam de perto as crianças e adolescentes como as grandes transformações que ocorrem, a influência da mídia no comportamento, o respeito à diferença, a relação com a família, o consumo de drogas, a prática sexual responsável, dentre outras.

Informação e reflexão são ingredientes importantes para cuidar da própria saúde e também ajudar as pessoas à nossa volta, é preciso viver em um ambiente são, é mais que o resultado de um esforço individual, é buscar construir uma vida mais saudável para todos.

O Programa Saúde na Escola, instituído por decreto presidencial nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. O planejamento destas ações do PSE considera o contexto escolar e social, o diagnostico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino.

A escola tem como missão primordial desenvolver processos de ensino-aprendizagem, desempenhando um papel fundamental na formação e atuação das pessoas no contexto social. Realizamos ações em cerca de 80% das escolas de 55 inseridas no programa, trabalhamos com 100% de apoio das ESF (Equipe de Saúde da Família) no total de 11 Unidades Básicas de Saúde assim como os profissionais na área da educação.  

 

No início do primeiro semestre de 2011 houve a apresentação do Projeto PSE aos Profissionais da Saúde e Educação, capacitando-os assim para a realização das Ações requeridas no Programa. No mesmo semestre foi realizada a Avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes, e jovens que estão na escola pública pertencentes ao I Componente do PSE. Podemos destacar dentre essas: Atualização do Calendário Vacinal como: DTP (Tríplice Bacteriana) contra Difteria, Tétano e Coqueluche; SRC (Tríplice Viral) que previne Sarampo Rubéola e Caxumba; dT (Dupla Adulto) Difteria e Tétano; e Vacina contra Hepatite B, detecção Precoce de Hipertensão Arterial Sistêmica e Avaliação e Promoção da Saúde Bucal e também a entrega  da Caderneta Nacional de Saúde do Adolescente favorecendo a atenção integral a saúde e valorizando  o adolescente como sujeito de direitos, assimmelhorando a situação epidemiológica das doenças imunopreviníveis dessa população.   

 

Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE, é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que da proteção a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar.

O Segundo Semestre de 2011 foram realizadas Ações de Promoção da Saúde e Prevenção referentes ao Componente II do Projeto PSE. As equipes de Saúde da Família realizaram estas ações nas escolas de ensino Fundamental e Médio deste município. Na circunstância teve-se como apoio integral a equipe do CREAS e Pró-jovem para a realização das mesmas.

As crianças, principalmente os adolescentes se espelham no grupo buscando enxergar-se nele e ao mesmo tempo ser importante para o outro que também está vivenciando esse processo.

A escola é um espaço que possibilita um crescimento harmônico para encontrar seu lugar na sociedade, o jovem deve ser levado a reconhecer-se como indivíduo, a ser ouvido e respeitado, a assumir suas responsabilidades e a respeitar ou negociar, quando possível as regras de todos os contextos onde está inserido (família, escola e sociedade).

Em anexo destacam-se algumas ilustrações das ações realizadas supracitadas.

 

 

CAPACITAÇÕES PSE 2011

 



  Image Hosted by ImageShack.us
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO (Gilson Mota) e SECRETÁRIO DE SAÚDE (Joaquim Gomes da Silva Neto) apresentando o Projeto do PSE para os Profissionais da Saúde e Educação – Março / 2011



 

 
PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO – Março / 2011



Image Hosted by ImageShack.us
GRUPO GTI




 

Image Hosted by ImageShack.us
Entrega de Certificado Médica e Enfermeira ESF em Destaque: ESF Amiga do PSE


 

Image Hosted by ImageShack.us
Entrega de Certificado Escola Amiga do PSE
Escola em Destaque: do Distrito de Boa Esperança




AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE


 


ESF SEDE I
Escola de Ensino Médio D. Luíza Timbó




 


APÓS VACINAÇÃO FORAM ENTREGUES CADERNETAS DO ADOLESCENTE AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO ESF Sucesso I – Escola Jáder Figueredo



 


Adolescentes da Escola de Ensino Médio D. Luíza Timbó
Professora de Biologia com alunas





 


ALUNOS COM AS CADERNETAS DO ADOLESCENTE




 


Profissionais da Saúde (Enfermeira e Dentistas) com alunos





 

Image Hosted by ImageShack.us
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
ESF - CURATIS


 

Image Hosted by ImageShack.us


 

PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO



 


Psicólogo do CREAS - PALESTRAS:
Prevenção ao uso de Álcool e Tabaco e outras Drogas
Escola de Ensino Médio






 


Psicólogo do CREAS e Grupo Pró-Jovem do município
Palestra
No combate as Drogas





 


Alunos do Ensino Médio
Palestra Educativa
Psicólogo do CREAS




 


Escola Profissionalizante Antonio Mota Filho
Alunos com Folders Informativos do Combate as Drogas






 


Psicólogo, Pró- jovem, GTI e
alunos da Escola Profissionalizante Antonio Mota Filho





 


Enfermeira em Palestra sobre Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva e prevenção das DST/AIDS
ESF Sede I



 

 


Enfermeira e Médica em Palestra sobre Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva e prevenção das DST/AIDS
ESF Sede III






 

Image Hosted by ImageShack.us
Enfermeira e Médica
ESF Sede III






 

Image Hosted by ImageShack.us
Enfermeira
ESF Carvalho





 

Image Hosted by ImageShack.us
DENTISTA SEDE I
PALESTRA EDUCATIVA DE SAÚDE BUCAL




 

Image Hosted by ImageShack.us
Panfletos Antidrogas e Distribuição de Camisinha




 

Image Hosted by ImageShack.us
GTI realizando campanha de Prevenção para o uso da camisinha e prevenção Anti Drogas no evento de Aniversário da Cidade em festa em praça pública Outubro - 2011



 

Image Hosted by ImageShack.us





 

Image Hosted by ImageShack.us
PSICÓLOGO DO CREAS ARTICULANDO AS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL