Pesquisar no site

TAMBORIL - 1º LUGAR NO IDSUS 2012

02/04/2012 21:14

O município de Tamboril alcançou a primeira posição no rank do IDSUS 2012 (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde) no âmbito da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde à qual pertence.

A 15ª CRES engloba 11 municípios (Ararenda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópoles e Tamboril).

A Secretaria de Saúde de Tamboril na pessoa do Secretário Joaquim Gomes da Silva Neto, atribui esta grande conquista ao trabalho sério caracterizado pelo comprometimento e dedicação constante com que é conduzida a saúde do nosso município nos últimos anos, tanto por aqueles que fazem a Secretaria de Municipal de Saúde quanto pela Administração Municipal.

O IDSUS 2012 é resultado do cruzamento de 24 indicadores, sendo 14 que avaliam o acesso e outros 10 para medir a efetividade dos serviços. No quesito acesso, é avaliada a capacidade do sistema de saúde em garantir o cuidado necessário à população em tempo oportuno e com recursos adequados. Entre esses indicadores estão a cobertura estimada de equipes de saúde; a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas pré-natal; e a realização de exames preventivos de cânceres de mama, em mulheres entre 50 e 69 anos, e de colo do útero, na faixa de 25 a 59 anos.

Já na avaliação de efetividade, ou seja, se o serviço foi prestado adequadamente, encontram-se itens como a cura de casos novos de tuberculose e hanseníase; a proporção de partos normais; o número de óbitos em menores de 15 anos que foram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI); e o número de óbitos durante internações por infarto agudo do miocárdio.

O levantamento de dados para divulgação do IDUS 2012 será realizado a cada três anos. Desde a idealização até a fase de finalização, o índice foi construído com a participação de vários segmentos do governo, técnicos, acadêmicos e com a participação e aprovação do Conselho Nacional de Saúde.