Pesquisar no site


CAPACITAÇÃO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

29/08/2011 00:00

            As   Secretarias  de  Saúde  e  Educação  de  Tamboril  realizaram   no  dia 15  de setembro  capacitação  dos  seus respectivos profissionais, além de  integrantes  do CREAS e PROJOVEM para que possam  desenvolver de maneira mais  efetiva  e orientada  as ações referentes ao Programa Saúde na Escola-PSE.

            O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que  tem o objetivo  de reforçar a prevenção à saúde  dos alunos brasileiros e construir  uma  cultura de paz nas escolas.
 
            O PROGRAMA ESTÁ ESTRUTURADO EM QUATRO BLOCOS:
 
  • O primeiro  consiste  na  avaliação  das  condições de saúde,  envolvendo estado  nutricional,  incidência  precoce  de  hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante.
 
  • O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.
 
  • O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa está sob a responsabilidade da Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observa os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE.
 
  • O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla, além de  outros, todos os  itens da  avaliação das  condições de saúde e perfil  socio-econômico  das escolas públicas e  privadas nas 27 capitais  brasileiras. O resultado dessa  pesquisa  servirá  para que  as  escolas  e as  equipes de  saúde  tenham  parâmetro para a avaliação  da  comunidade  estudantil. A segunda  pesquisa  será o Encarte Saúde  no  Censo Escolar (Censo da Educação Básica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.
     

Image Hosted by ImageShack.us
 

FOTOS DA CAPACITAÇÃO

 

     Image Hosted by ImageShack.us

Secretários de Saúde e Educação: Neto e Gilson Mota

Image Hosted by ImageShack.us

             Daila - Coordenadora da Atenção Básica


Image Hosted by ImageShack.us

Profissionais sendo capacitados da Saúde e Educação

Image Hosted by ImageShack.us

Capacitação do SPE (Saúde e Prevenção na Escola) dos Diretores de Escolas de Ensino Médio e Fundamental

e integrantes do CREAS e PROJOVEM

Image Hosted by ImageShack.us

Diacony- Coordenadora da Atenção Básica entrega de certificado: Unidade de Saúde da Família Sede III AMIGA DO PSE 2010 

 

Image Hosted by ImageShack.us

Secretário de Educação Gilson Mota entrega certificado: ESCOLA AMIGA DO PSE 2010 à representante da Escola